Alguma Literatura

Alguma Literatura

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Por que é tão difícil conversar com certos esquerdistas iluminados?



Eis uma tentativa de resposta.

É difícil conversar com pessoas que não partem de fatos para formular razões, mas de causas para expressar vontades (desejos).

Se você dissecar o texto de um desses iluminados procurando por linhas racionais de argumentação conectadas a fatos conhecidos, ou você vai concluir que ele é cego (não vê os fatos) ou que ele é irracional (não produz linhas racionais de pensamento).

Sua própria linguagem é caótica. É que por não colocá-la a serviço da razão, mas da sua vontade de “lutar” por uma causa, eles não se expressam através de argumentos, mas de
cacoetes verbais que são cuspidos diante de certos estímulos. Exemplifico. Ao ouvirem a palavra “Globo”,  disparam: “A Globo mente, desinforma e manipula”; ou “A grande mídia é corrupta, venal e golpista” ou “É preciso ‘democratizar’ os meios de comunicação” e etc. Trata-se de um sistema fechado de reações a estímulos que passa, para os ouvidos mais desavisados, por conhecimento e eloquência, quando nada mais é, nesse caso, do que a boa e velha falácia ad hominem, que consiste em depreciar o mensageiro ao invés de contraditar a mensagem.

Assim, quando os fatos contradizem as bases de suas causas (ou crenças), o iluminado não abandona essas últimas, mas luta contra aqueles.
Esse ponto é especialmente fascinante.
Os iluminados lutam contra os fatos utilizando-se do já mencionado sistema de cacoetes verbais. Por exemplo: depois de você esfregar os fatos na cara dele, ele dirá: “Mas essa notícia foi publicada na grande mídia que é corrupta, venal e fascista”.
Mas essa negação dos fatos pode adquirir outras roupagens. Como a de se jogar o manto cinzento da dúvida sobre fatos nítidos e conhecidos, como se vinte interrogações aleatórias anulassem uma exclamação muito bem fundada. O resultado dessa operação mental é que o que antes era distinguível se torna obscuro e confuso. Desse modo, eles se tornam os "desdescobridores" do mundo, pois proclamam, com extrema satisfação por sua própria inteligência, que certos entes, entidades, valores ou visões de mundo não existem (e nunca existiram). Isso, a despeito de esses mesmos entes, entidades, valores ou visões de mundo não só existirem como serem alguns dos alicerces do que chamamos de humanidade. É nesse contexto que eles afirmam que gênero não existe, que família não existe, que direita e esquerda não existem, que certo e errado não existem etc.
Você procura entender o mundo? Então você certamente investiga os fatos dados procurando por padrões, diferenças, semelhanças e relações entre os fenômenos. O esquerdista iluminado não quer entender o mundo, mas mudá-lo. Por isso ele rirá do seu esforço e dirá: "Não perca tempo, o mundo é uma grande massa cinzenta. Não existem distinções relevantes entre os fenômenos. É tudo a mesma coisa!".


Em suma: é frustrante conversar com um iluminado se você procura por fatos, razões, argumentos ou análises, já que tudo que ele tem para lhe oferecer são causas, vontades (voluntarismo), cacoetes verbais e “narrativas”. Além, é claro, da inabalável convicção de que ele luta por um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário