Alguma Literatura

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quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Mulher enlutada




1. Dor nova
A viuvez. Dor ritual. O luto. O sofrimento ostensivo. Condolências. Pêsames. Sentimentos e pesares. Cartões e telegramas. Flores e cartas. Obituário. Mudança de estado. Também de vestuário. Sai o vermelho entra o negro. Mudança de comportamento. Sai a tagarelice entra o silêncio. Não necessariamente sofrido, mas sempre refletido e inundado de lembranças multicoloridas. Missas. Corpo presente. Sétimo dia. Trigésimo dia. Missa. Um ano. Finados. Com muito estardalhaço a alma se vai. “Segura na mão de Deus e vai”. E vai bastante encomendada e recomendada. Em criança, ela imaginava como se processariam, no céu, as intenções de uma missa. Havia visto professor bater na porta de seu pai pedindo emprego com carta de recomendação a tiracolo. E ao rezar por defunto, via, em sua mente, a alva figura de uma alma levantando a pesada aldraba do céu com uma mão e, com a outra, segurando várias cartinhas: uma para cada reza de criança. Outras maiores e mais pomposas: uma para cada missa. Com espanto, percebeu que a ideia que, depois de viúva, fazia de tão insondáveis mistérios em nada se distanciara daquela que formara quando mal saída dos cueiros. “Até que morte os separe”. A viuvez.


2. Dor antiga
A lembrança doloridazinha do ser amado já há décadas sepultado. A raspa última do tacho: aquelas lágrimas que, passada a convulsão maior da dor, esquecemo-nos de chorar. Essas retardatárias lágrimas – conta-gotas, pingos pingados de goteira – a gente nunca deixa de verter. Prantos silenciosos. Essas infinitesimais derradeiras lágrimas... Só existem – parece – para conservar ardente a labareda do pesar, estranha chama. É ela que vem apanhar a matriarca que, ali sentada, vê-se obrigada a culpar a poeira. Habita igual modo o coração dos órfãos – agridoce relembramento: é cicatriz, a bem dizer. Isso porque só a tem aquele que se curou de uma chaga, mas tê-la não é o mesmo que gozar de pele imaculada.

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